terça-feira, 23 de fevereiro de 2010



As ações em prol da saúde dos quixadaenses ganham força. No município a parceria entre o poder público e a iniciativa privada são as armas para o combate a dengue. A campanha Com a Saúde e a Zenir Você Ganha já chegou a diversos bairros e distritos de Quixadá, entre eles São João dos Queiroz, Juatama, Campo Novo, Carrascal I e II.
Ultimo bairro a ser contemplado foi o Campo Velho, onde e as ações aconteceram na culminância do projeto “Comunidade em Ação”, organizado pela associação de moradores do bairro, uma ação que ofertou entre os dias 18 e 20 de novembro vários serviços e apresentações culturais a comunidade. Já os sorteios foram realizados no dia 20 de novembro, com a presença de vários moradores do bairro. O sorteio foi intercalado por apresentações culturais de artistas locais que deram um brilho ainda maior ao evento. Durante toda a semana que antecede o sorteio os (as) agentes de saúde e de endemias estiveram no bairro realizando visitas domiciliares, levando orientações sobre como evitar a dengue e participar da campanha. Para os organizadores o grande ganho não é o prêmio entregue no evento e sim o de não contrair a doença. Com a ação os moradores das localidades visitadas ganham duas vezes, além dos prêmios no sorteio, a saúde de toda a população é beneficiada. De acordo com o
coordenador de endemias, Clemilson Paiva, embora, em relação aos anos anteriores, o número de notificações tenham diminuído em 2009, o município ainda registra um índice muito alto, o que mostra a necessidade de um envolvimento ainda maior da população na eliminação dos criadouros do mosquito, localizados na sua grande maioria dentro das residências, segundo informou ele. O que se observou em relação ao bairro visitado é que todas as pessoas sorteadas estavam com suas casas protegidas contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. Essa é a grande lição que a saúde deixa para os moradores do Campo Velho, que o combate a dengue não deve acontecer somente durante a campanha, mas que seja um hábito de todos os dias, como tomar banho e escovar os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário